Páginas

30 de out. de 2013

Por que os pernilongos sugam nosso sangue?

                 

                Estamos chegando naquela época do ano em que os dias ficam longos e quentes, e que não usamos mais cobertores para dormir. Entretanto, muitas vezes nosso sono é perturbado por um visitante noturno, que chega às nossas casas sem ser convidado e insiste em zunir próximo aos nossos ouvidos e alimentar-se de nosso sangue.

            Os pernilongos, também conhecidos por murissocas, são insetos que podem nos causar danos muito superiores a uma noite mal dormida. Se estiverem contaminados (e se contaminam na maioria das vezes ao sugar sangue de uma pessoa ou animal doente), podem nos transmitir doenças muito graves, como a malária, a elefantíase, a leishmaniose e a febre amarela, entre muitas outras doenças.
            Você já se perguntou por que eles vêm sugar meu sangue? A resposta é, apenas os pernilongos fêmeas sugam sangue de humanos e animais, isso porque as fêmeas necessitam de sangue para a maturação de seus ovários, o que possibilita a elas colocar ovos e assim aumentar a população de pernilongos. Os pernilongos machos não sugam sangue, alimentam-se apenas de seivas de plantas, enquanto as fêmeas, além de alimentarem-se das seivas das plantas necessitam do sangue, que pode ser de humanos ou animais. Ai que mora o problema, quando o pernilongo (fêmea) suga o sangue de uma pessoa doente e em seguida suga de outra, pode transmitir esta doença. Estes pernilongos podem, ainda, transmitir doenças de animais para humanos, como é o caso da leishmaniose, que tem os cães como seus reservatórios.

            O que podemos fazer quanto a isso? O melhor que podemos fazer é usar todos os recursos possíveis para manter estes insetos afastados de nossas casas, evitando amontoados de lixo e entulho nos arredores das casas e em terrenos vazios, evitando o acúmulo de água nos pratinhos das plantas e pneus e usando os famosos mosquiteiros e até telas nas janelas, em locais de grande infestação por estes insetos. O uso de repelente é também uma alternativa válida.
Abraço a todos os leitores e até semana que vem,


Professor Ivan.
Gostou? Então compartilhe
  • Analíses Clínicas técnicas Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...